sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Empreendendo como Friedrich Nietzsche!

Niilista. Crítico religioso. Romântico reformado. Inspiração para os empresários?



Acontece que você pode aprender muito sobre gestão de negócios com Friedrich Nietzsche, o filósofo alemão e filólogo que transformou o pensamento romântico. Na verdade, ele tinha algumas idéias que apontam um caminho útil para os empresários.


Basta olhar para a sua filosofia de afirmação da vida: Essencialmente ela diz que não devemos deixar que todas as idéias e doutrinas que nos rodeiam drenem a nossa energia. E não é um dos ingredientes essenciais para o verdadeiro empreendedorismo a vontade de não deixar-se guiar por doutrinas e buscar nosso próprio caminho?


Aqui estão cinco conceitos de Nietzsche, que ainda ressoam para os líderes empresariais de hoje:


1. Filosofar com um martelo

Em 1889 em seu livro Crepúsculo dos Ídolos, Nietzsche falou sobre desafiar - com um "martelo" - os nossos ídolos. Este é o pensamento central por trás de uma ideia empreendedora: Ídolos são o status quo, ou as áreas que a maior parte do mercado acredita que não podem ser mudadas. Muitas vezes, porém, a vontade de testar a infalibilidade de um conceito mostra que nada está imune a melhorias. Isso nos leva a oportunidades.

2. Caos criativo 

Foi em 1883 no livro Assim Falou Zaratustra: Um Livro para Todos e para Ninguém, que Nietzsche avança no seu conceito de "Além do Homem", onde escreve: "Eu vos digo: É preciso ainda ter o caos em si mesmo, para dar à luz uma estrela cintilante." Sempre houve uma correlação entre criatividade, dinamismo e um pouco de loucura, particularmente nos empreendedores. Afinal de contas, você tem que ser um pouco louco para sair do seu trabalho, acabar com a sua rotina e lançar-se em um novo negócio. Este caos alimenta a criatividade, e nós sabemos que são as ideias que constroem empresas.

3. Encontrar um pai

Nietzsche disse a famosa frase: "Quem não tem um bom pai deve adquirir um." O próprio pai de Nietzsche, um pastor luterano, morreu quando ele tinha cinco anos de idade, mas ele teve um efeito profundo em sua vida. Apenas o filho de um pregador poderia odiar a religião com o fervor que Nietzsche tinha. Mas, para os empresários, o "pai" é trocado por um mentor. As empresas não são fáceis de gerenciar, especialmente para os tipos criativos. Muitas vezes, elas têm sucesso porque os executivos procuram um mentor ou até mesmo contratar um consultor.

4 . Futuro , presente, passado.

Nietzsche acreditava que "o futuro influencia o presente, tanto quanto o passado." É como olhar para o passado para encontrar problemas que uma empresa pode resolver e desenvolver um plano para corrigir esses problemas. Compreender e ser capaz de articular seus objetivos pessoais e empresariais é frequentemente citado como uma chave para o sucesso. Visibilidade sobre mercados e clientes é essencial. Compreender onde você quer estar o ajuda a tomar as decisões certas.

5. ficando mais forte

Provavelmente esta é a citação de Nietzsche (muitas vezes mal interpretada, na verdade) mais utilizada, também de Crepúsculo dos Ídolos: "Fora da escola de guerra da vida: O que não me mata torna-me mais forte" (Sim, foi Nietzsche). líderes empresariais aprendem com seus erros. Muitas vezes, quanto maior o erro, mais experiência se ganha. Além disso, ser derrubado por um concorrente, ou se envolver em uma batalha com parceiros de negócios, concentra a mente na vingança - de uma forma construtiva, é claro. Fracasso e perda podem levar a valiosa procura da alma e vitórias no futuro.

fonte: entrepreneur.com


Esse é um artigo de Ray Rennessey, traduzido por Gabriel Tosto Corrêa.

0 comentários:

Postar um comentário